Top5: músicas de fossa [#NoF]


Como um bom seguidor de Rob Flemming faço minhas várias listas de top5. Por exemplo: Top5 garotas, Top5 músicas, Top5 garotas que consegui, Top5 músicas que vi ao vivo, Top5 garotas que não consegui, Top 5 musicas que não vi ao vivio, Top5 garotas numa ilha deserta, Top5 músicas em uma ilha deserta, Top5 garotas e músicas em uma ilha deserta… Bem ,você entendeu! O fato é, sempre que acontece algo diferente, ou me desafiam pra um top5 eu faço um.

Essa introdução toda é porque começou a rolar no twitter um top5 conjunto de músicas de fossa, e eu, obviamente, tive que entrar.

Tá, mas agora dá pra ir pro top5 ou tá difícil?

emofossa

"Porra.. É verdade, pensar em você é mó Kriptonita, Edcreuza..."

Ok, mas antes: o que é música de fossa?

Música de fossa é aquela que, quando você já é o mais miserável dos seres nas 3 galáxias mais próximas, te deixa mais miserável ainda. É aquela que quando você, Roberwaldo, acha que já esqueceu a Edcreusa(vaca!), e está todo pimpão ouvindo seu iTunes no shuffle, de repente ela toca. E você lembra. E dói. E Dói muito!

Dor é o ingrediente fundamental pra uma boa música de fossa.

Algumas vezes a dor vem numa agressão escondida, aquele soco no baço maroto, sem o juiz ver. Esse tipo te faz sofrer só pela letra. A música parece normalzinha, até alegre as vezes,  aí você, desavisado, pára pra ouvir a letra. E quando se dá conta, é tarde de mais…

Mas na maioria das vezes a agressão é pé no peito e soco na cara mesmo. São aquelas  músicas que começam mais tristes que marcha fúnebre, e aos poucos vão crescendo. Então começa a gritaria, e a cada grito parece que alguém tá tirando um pedaço da sua alma. A perda total se dá quando você, já totalmente tomado pela canção, começa a gritar junto… Essas são as verdadeiras músicas fossas, a música de fossa raíz, a música de fossa muleque!

E a maldita lista, pelo amor de George Lucas?!?!

Agora é só tirar os objetos cortantes de perto e ouvir:

5. Los Hermanos – Pois é

A música começa com um “Pois é, não deu.”, e podia acabar ali. Qualquer um numa fossa mais ou menos já se entrega na primeira estrofe. Desde a “A Tempestade” da Legião Urbana não se via tanta falta de esperança em tão pouco espaço.

4. Coldplay – Warning Sign

“And the truth is, I miss youuuu” – Tá bom Chris Martin, por que você não me dá um tiro de 12 logo!?!

3. The Cardigans – 03.45: No Sleep

O Long Gone Before Daylight é, sem dúvidas, o melhor album pra se ouvir no fundo do poço. Esse cd é uma ode à fossa! Mas entre músicas de raiva e depressivas essa se destaca.  É apenas uma Nina Person tão triste quanto você, cantando exatamente o que você tá passando. Não tem raiva, não tem paixão, nada. É triste e só.

2. Damien Rice – The Blower’s Daughter

Não bastasse a melodia, a letra, o filme que ela lembra, ainda nos lembramos das atrocidades que fizeram com essa música, pra aumentar a fossa. É isso aí! (Die Ana Carolina, die!)

Nível pé no peito: ***** (5/5)

1- Pearl Jam – Black

Tem tudo o que uma música de fossa precisa: começa triste, a letra pega, te joga mais pra baixo ainda, te dá raiva, tristeza  (tudo junto). E o mais importante dói, dói muito!

Antes de você se jogar pela janela, dá uma conferida na lista dos outros ilustres participantes desse top5 (e aproveita que tá lá e vê o blog inteiro, vale a pena! ;)): @deniscp, @joaopedroramos, @andreahiranaka, @adriiiana, @syferrari, @oimperador e há quem diga que a @subversiva e a @ladyrasta vão entrar tb…

One Last Thing

E não é que pediram um contra-feitiço no pacote?

O meu é esse.

Anúncios

14 Respostas para “Top5: músicas de fossa [#NoF]

  1. Black é de doer no coração mesmo! O finzinho acaba com a esperança de qualquer ser humano (“I know someday you’ll have a beautiful life, I know you’ll be a star… In somebody else’s sky… But why? Why? Why can’t it be min?” Dói né?).

  2. “Warning Sign” é minha favorita, fossa progressiva, rsrsrs

  3. AH!!! de longe o seu top foi o mais deprê. Pois é me matou e black foi a cereja do bolo! “why you can’t be my” acaba com qualquer um.

    Resp: Mais deprê é o do Denis. “All by my self” e “My All” tocadas juntas é prática ilegal em certos países….

  4. Ah eu gosto demais de Long Gone Before Daylight… Nem é tão deprê assim vai… Rs

  5. Alguém tinha que colocar Los Hermanos, sabia…

    Pelo menos não foi A Outra ou Sentimental…!

    Hehehehe…

  6. AMEI!!! E não conhecia a música do contra-feitiço, já favoritei no blip. Curti mesmo, parabéns!!

  7. Ah sim! A introdução está de chorar de rir viu?

  8. O melhor foi a sua definição de fossa: perfeita!
    Beijos e parabéns pelo blog, muito bacana.

  9. Brack é um clássico da deprê…
    Mas não coube na minha lista.
    Bjos

  10. fossa é uma merda, mas quando vc vai ficando mais velho não tem mais disso não!!!

    visitem meu blog: http://agrj.wordpress.com e se gostarem, divulguem ou coloquem em sua lista!!

    []s

    Dinho

  11. Potaquepareu . . . essa música, uma cordinha e um cano de chuveiro . . . que mer…..da que não daria.

    Muito fo……da, AMO!!!. E sabe porque ela dói tanto? Porque é a perfeita música de transa.

    2. Damien Rice – The Blower’s Daughter

  12. Ótima seleção!!!
    Eu só tiraria os hermanitchos e complementaria com “I know it’s over”, dos Smiths, como último suspiro…

    “Oh mother, I can feel the soil falling over my head
    and as I climb into an empty bed
    oh well, enough said…”

    Ouch.

  13. Kd os novos posts??? hein?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s